Já é considerado fato que a amamentação é um benefício para os bebês recém-nascidos. Além de criar um vínculo familiar, esse é um dos atos mais importantes quando as mamães recebem seus bebês para fazer parte da família.

Contudo, a amamentação pode causar desconforto para quem amamenta, já que em algumas vezes a lactação pode ser incômoda e até mesmo dolorosa, o que causa muitas dúvidas e ansiedade, principalmente nas mamães de primeira viagem.

Ao sentir dor, primeiro sintoma de que algo está errado durante a amamentação, pode ser que futuramente a mama fique fissurada e seca, o que pode atrapalhar o processo de amamentação da criança, além, é claro, de causar muito desconforto para as mamães.

Uma saída que está sendo muito utilizada no aleitamento é o bico de silicone. Através dele, o bebê não tem contato diretamente com o bico da mama, prevenindo ou facilitando que esse momento não seja abalado por causa desses desconfortos.

Mas será que o bico de silicone é a solução adequada para as mamães que estão passando por isso? Se esse é o seu caso, abaixo, vamos entender mais sobre o bico de silicone para amamentação e como ele influencia na amamentação!

O uso do bico de silicone

Como já dissemos, o bico de silicone serve para amenizar as dores e o contato que o bebê tem com o bico do peito ao ser amamentado. Contudo, muitas mamães ficam na dúvida se esse é o melhor método para diminuir suas dores. A questão é que a dor e o desconforto que acontece ao amamentar podem estar relacionados à pega incorreta.

A pega incorreta é, de maneira ampla, uma mamada inadequada do bebê no seio, ou seja, ele não está sugando o leite corretamente e isso pode estar causando os desconfortos e até mesmo as rachaduras no seio. Por isso, é muito importante que você entenda qual é a melhor posição para que você e seu filho fiquem confortáveis na hora da amamentação.

Saiba mais em: Qual a melhor posição para amamentar?

Uma dica é prestar atenção no jeito como o pequeno está fazendo a pega. Se ele só estiver usando o bico do peito, esse processo pode estar gerando o desconforto. O ideal é que ele use toda a aréola para fazer o ato de sucção do leite.

Se você utilizar o bico de silicone para fazer o intermédio entre você e o bebê, principalmente se o seio já estiver machucado, o bico de silicone pode piorar as lesões, além de prejudicar a pega correta do bebê e interferir diretamente no processo de amamentação.

Dessa forma, muitos especialistas não recomendam o uso do bico de silicone. Isso porque a distância entre o bebê e o peito aumenta, fazendo com que o bebê mame menos. Portanto, o ideal é que você entenda por que ele não está realizando a pega correta.

Por isso, é muito importante que você forneça uma amamentação com muito amor e carinho, mas também o momento tem que ser ideal para você e seu bebê. Não esqueça de fazer uma consulta com o médico especialista para saber mais. Uma das nossas dicas é entender a importância do leite materno para descobrir mais sobre a amamentação! Até mais!

__

Referências:
1 – Montrone AVG, Arantes CIS, Nassar ACS, Zanon T. Trauma mamilar e a prática de amamentar: estudo com mulheres no início da lactação. Revista APS, v.9, n.2, p. 168-174, jul./dez. 2006 [Disponível em: http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/trauma.pdf]

2 – Gama AH. O bico de silicone [Disponível em: https://www.amamentareh.com.br/bico-de-silicone/]