O leite materno é, muitas vezes, referenciado como o alimento mais completo, uma vez que ele possui todos os nutrientes e anticorpos necessários para os nossos filhos. A amamentação é incentivada do nascimento até os dois anos de idade, mas esta não é uma realidade para todas. Isso porque a produção de leite varia de mãe para mãe – umas possuem muito, outras pouco, e muitas nem chegam a produzir. É nesses casos que torna-se possível um gesto de solidariedade: a doação de leite materno.

As mães que produzem muito leite geralmente acabam sofrendo com os desconfortos das mamas cheias: dores, sensação de peso e de seio “empedrado”, entre outros sintomas. A doação acaba sendo uma forma de aliviar os desconfortos e dar um destino apropriado para o leite excedente, ajudando a salvar a vida de recém-nascidos.

Se esse é o seu caso e você quer saber como fazer para doar leite materno, continue lendo este texto. Vamos tirar as principais dúvidas que você pode ter sobre o assunto!

Como funciona a doação de leite materno?

A doação de leite materno é uma campanha incentivada pelo Ministério da Saúde, que oferece informações e ajuda as doações a chegarem ao destino: crianças prematuras que estão internadas em hospitais de todo o país e que não podem (ou não conseguem) ser amamentadas no peito.

Quem pode doar leite materno?

Todas as mulheres que possuem produção de leite materno em volume além da necessidade de seus bebês e que estejam em boas condições de saúde. Como o leite é destinado a prematuros, é importante se certificar da ausência de riscos, portanto a doadora precisará fazer um cadastro no Banco de Leite Humano mais próximo. Existem algumas restrições, como não poder ser fumante ou usuária de drogas, além de não estar tomando medicamentos (anticoncepcionais, etc).

Como fazer a ordenha?

  1. Antes de tudo, lave bem as mãos e os antebraços. Prenda bem o cabelo e, se necessário, use uma touca. Lave também as mamas, utilizando apenas água, e seque com uma toalha limpa;
  2. Escolha um local limpo para a coleta. Forre com um pano limpo o local onde irá colocar a tampa e o frasco;
  3. Antes de iniciar a ordenha, faça uma massagem na mama utilizando a ponta dos dedos, com movimentos circulares da ponta em direção ao corpo;
  4. Para fazer a ordenha manualmente, você deverá segurar o bico do seio entre os dedos e pressionar a mama contra o corpo, apertando levemente a ponta para sair o leite.
  5. Os primeiros jatos ou gotas devem ser desprezados. O restante, deve ser ordenhado dentro do frasco.
  6. Após terminar a coleta, feche bem o recipiente, anote em uma etiqueta a data e horário, e cole na tampa.

Como armazenar o leite materno para doação?

Além dos cuidados com a ordenha, é preciso também levar em consideração o recipiente e as condições em que o leite será armazenado até chegar ao destino. Recomenda-se utilizar frascos de vidro com tampa plástica (desde que não tenham papelão por dentro). O recipiente deve ser bem lavado com sabão neutro e a tampa fervida por, no mínimo, 15 minutos. Todo e qualquer instrumento utilizado na coleta deve passar pelo mesmo processo.

Após a coleta, recomenda-se anotar a data e o horário na tampa, como falamos no passo a passo acima, para que se possa ter um controle da validade do leite, que deve ser armazenado no freezer ou congelador. Nessas condições, o leite pode durar até 15 dias, mas é importante que ele chegue ao local de doação no máximo até o 10º dia após a coleta.

Saiba mais sobre o armazenamento de leite materno!

Como levar o leite até o local de doação?

Entre em contato com o Banco de Leite Humano mais próximo de você. Em alguns casos, os próprios profissionais poderão ir até a sua casa, pelo menos uma vez por semana, para realizar a coleta das doações. Mas, se você for levar até o local, é importante tomar alguns cuidados no transporte. O frasco de leite deve estar congelado dentro de em um recipiente térmico (isopor ou caixa) sem gelo e ser encaminhado o mais rápido possível ao banco de coleta, onde será destinado corretamente.

Viu só como é fácil fazer a doação de leite materno? Essa é uma ação de amor e solidariedade que pode salvar muitas vidas! Para consultar qual é o Banco de Leite Humano mais próximo de você, basta acessar este link. E se quiser saber mais assuntos relacionados à amamentação, não deixe de conferir outros posts do blog da Love Milk. Temos várias dicas que você vai adorar!