A gravidez é um período marcante na vida da mulher e o parto é sempre um acontecimento inesquecível e muito esperado pelas futuras mamães. Justamente por isso, a dúvida sobre o pós-parto e como funciona toda a recuperação é completamente natural e hoje vamos respondê-la. Confira!

Sintomas pós-parto

Gerar um ser humano é um processo cheio de emoções e sensações. Envolve muita alegria e amor, mas também toda a ansiedade e apreensão pelos momentos que estão por vir. É um combo de mudanças hormonais, físicas e psíquicas.

Esse período, desde o parto até que o estado geral da mulher volte ao normal, é chamado de puerpério e é considerado um período de risco de alterações fisiológicas e psicológicas. No meio de tudo isso, alguns sintomas são bastante comuns. Os principais são:

Fadiga, sono e cansaço

Independentemente do tipo de parto, dar a luz é um processo cansativo. Por isso, o cansaço e a sonolência fazem parte da fase pós-parto. Esses fatores mudam o ritmo cotidiano, podendo trazer certa dificuldade para realizar as tarefas do dia a dia.

Desconforto físico

No caso do parto normal, o esforço é bastante grande e pode haver bastante desconforto principalmente na região perineal, nas mamas e nas articulações. No caso da cesárea, além das mamas, os pontos podem ser causa de incômodo e devem ser bem cuidados, conforme as orientações médicas.

Vulnerabilidade emocional

Devido às mudanças – hormonais e de rotina -, esse também é um período de vulnerabilidade emocional: além dos desconfortos físicos, pequenas situações podem ser motivo para causar tristeza. O choro se torna fácil e é muito importante o apoio dos familiares e companheiro. O acolhimento é essencial para que se evite o desenvolvimento da depressão pós-parto.

Confronto com a imagem corporal

Muitas mães acabam vendo a si de forma diferente, muito por conta das mudanças que a gravidez gera no corpo e também por estarem sem tempo para dedicarem a si mesmas. Mas, no fim, esse é um sentimento transitório e costuma ser até incentivador para cuidar mais de si.

Vale lembrar que a decorrência desses sintomas acontece em tempo e intensidade diferentes para cada mulher, pois tudo depende da experiência que tiveram durante a gravidez e no próprio parto. A questão é que, na maioria das vezes, no meio de tantas orientações, pouco se fala sobre os cuidados com a mãe. Por isso, qualquer grande diferença deve ser analisada por um médico!

Dicas para a recuperação pós-parto

  1. Peça ajuda: você também precisa de cuidados e não precisa dar conta de tudo sozinha! Chame as avós, as amigas e principalmente o pai do bebê para auxiliar nas tarefas diárias, tanto de casa quanto dos cuidados com o pequeno.
  2. Descanse! É importante que você evite esforços nesse período, pois é um momento delicado. Descanse enquanto o bebê dorme, enquanto alguém te ajuda nas tarefas e em todas outras oportunidades que tiver. Vai fazer toda a diferença no seu bem-estar!
  3. Se alimente bem: Lembre-se que você precisa se fortalecer para uma melhor recuperação e, além disso, agora você é fonte de alimento para outro ser humano. Por isso, não deixe de fazer refeições nutritivas e beber muita água.
  4. Respire fundo! Por último, tenha paciência consigo mesma e com os outros, respire fundo quando for preciso e lembre-se que as dificuldades são passageiras. Retome as atividades do dia a dia aos poucos, cuide de você mesma e tenha certeza que você já é uma ótima mãe por lidar com todos esses desafios.

 

Cada caso é único mas esses são os sintomas mais comuns da recuperação pós-parto. O puerpério é um período delicado mas esperamos que essas dicas ajudem você a viver esse momento inesquecível da melhor maneira, cuidando do bebê mas também de você mesma!

Referências:

Mendes, I Ajustamento materno e paterno: experiências vivenciadas pelos pais no pós-parto. Universidade do Porto. [Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/7250/2/DissertaodoutoramentoIsabelMendesAjustamento%20Materno%20e%20Paterno.pdf].

Francisquinni, A. Orientações recebidas durante a gestação, parto e pós-parto por um grupo de puérperas. Cienc Cuid Saude. [Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ieda_Higarashi/publication/270935985_Orientacoes_recebidas_durante_a_gestacao_parto_e_pos-parto_por_um_grupo_de_puerperas/links/55c3643308aeb975673f1a28.pdf]

Almeida, AS; Silva, IA. Necessidades de mulheres no puerpério imediato em uma maternidade pública de Salvador, Bahia. Rev Esc Enferm USP. [Disponível em: Brasilhttp://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n2/v42n2a18.pdf]