A amamentação é frequentemente motivo de insegurança e preocupação para as mamães de primeira viagem. É um momento lindo, mas que pode causar dor e desconforto. Justamente por isso, se ouve muito sobre preparar o seio para amamentar. Mas a maior parte dessa preparação é feita naturalmente pelo seu corpo durante toda a gravidez!

O que acontece é que existem algumas práticas que podem melhorar este momento. Por isso, separamos 6 delas para te mostrar como você pode se preparar para amamentar. São ações simples mas que podem fazer toda a diferença. Confira!

1 – Cuide da sua alimentação

Mães com uma alimentação equilibrada e saudável geralmente possuem bebês bem nutridos. A amamentação será a única alimentação do seu bebê durante um período importante para o desenvolvimento dele. Por isso, você deve alimentar-se bem. Procure ingerir alimentos realmente nutritivos e saudáveis, ao invés daqueles com calorias vazias. A orientação de um nutricionista pode ser de grande valor nesse momento!

2 – Conheça bem o seu seio

Conhecer a si e ao seu corpo é parte essencial da amamentação – e de ser mãe! Analise os seus seios e conheça o seu tipo de mamilo. Em caso de mamilos planos ou invertidos, por exemplo, são necessários alguns cuidados especiais, além da orientação médica correta.

3 – Prepare um cantinho para amamentar

Sentir-se à vontade no momento da amamentação é essencial! Por isso, ao pensar no quartinho do bebê, que tal incluir um cantinho especial, com uma poltrona confortável e acessórios que possam facilitar este momento?

Existem poltronas específicas para a amamentação: com recurso de balanço, encosto regulável, puff para descanso de pés… Mas, você pode usar uma poltrona comum. O que importa é que ela seja realmente confortável e tenha braços bem sustentados para você se apoiar.

Sobre os acessórios, um que merece destaque é o protetor de mamilo (intermediário de silicone). Ele tem como função proteger os bicos dos seios e evitar dores em caso de rachaduras, por exemplo. Além disso, para as mamães que possuem bico invertido, é de grande utilidade!

Preparação amamentar

4 – Amamente em livre demanda

Em uma época que valoriza tanto o tempo marcado no relógio, esse é um ato de amor! Nos primeiros seis meses de vida é recomendado que o único alimento do bebê seja o leite materno, ou seja, ele depende totalmente disso.

Amamentar em livre demanda significa deixar o seu filho mamar sempre que ele sentir necessidade, seja por fome ou pela proximidade que ele tem com você nesse momento. Além do vínculo entre vocês ser fortalecido, o ganho de peso do bebê tende a ser mais fluído e natural!

5 – Conte com o apoio de quem já passou por isso

A amamentação é um dos maiores elos que você e o seu filho vão criar, mas não é por isso que não será desafiador em muitos momentos. Cada mulher e bebê são diferentes, mas partilhar experiências – e também alegrias ou dificuldades – com quem passou por situações parecidas com a sua, pode ser de grande ajuda!

6 – Esteja sempre pronta

Estar preparada faz parte de ser mãe e, na amamentação, existem dois principais itens que vão auxiliar na praticidade para amamentar em qualquer lugar. Os acessórios, como já citamos, são um deles: conchas, bomba tira-leite, absorventes de seio…

O segundo item é a vestimenta. Você vai descobrir que as roupas normais não são nada práticas para a amamentação, principalmente fora de casa. Portanto, invista em sutiãs próprios e roupas para amamentação (como as que temos aqui na Love Milk), pois elas fazem toda a diferença. O melhor é que elas são pensadas para você ter praticidade no dia a dia, e ainda se vestir bem!

Agora você já sabe como se preparar para amamentar com mais conforto e praticidade. Nada de deixar a ansiedade ou o medo tomarem conta. Seu corpo está se preparando para a amamentação naturalmente. Ainda assim, sempre existem jeitinhos de contornar quaisquer dificuldades que surjam! Fique tranquila e curta a gestação!

Fontes:
1) Jornal de Pediatria. Amamentação: como e por que promover. 1994. Disponível em: <http://www.jped.com.br/conteudo/94-70-03-138/port_print.htm>
2) Jornal de Pediatria. O crescimento de crianças alimentadas com leite materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572004000200005&script=sci_arttext&tlng=es>