Quem tem um bebê sabe como é: são centenas de detalhes que você precisa cuidar para evitar que o seu filho tenha algum desconforto ou mesmo fique doente. No inverno, as grandes preocupações são o frio e os resfriados, mas no verão também é importante ficar atenta! As temperaturas são muito altas e isso pode confundir na hora de vestir o bebê, pois você não pode deixá-lo nem muito tapado por causa do calor, nem muito exposto, dependendo da temperatura.

Parece difícil, não é? Mas não é tanto assim! Para ajudá-la a saber como vestir o seu bebê no calor – e outros cuidados que são importantes nessa estação – separamos algumas dicas infalíveis.

Roupinhas para o dia

Sempre que você for vestir o seu bebê durante o verão a regra é: escolha a roupa de acordo com a temperatura. Em todos os casos, durante o dia é preferível vesti-lo com roupas mais leves e fresquinhas, principalmente as feitas em algodão. Os bodies e as camisetinhas finas são perfeitos para a maioria das ocasiões e os pés podem ficar descalços ou com um sapatinho aberto, sem meia.

Se for sair para a rua, lembre-se sempre de cobrir a cabecinha com um chapéu e, se o bebê tiver mais de seis meses, de passar protetor solar em todas as partes do corpo que estiverem expostas ao sol – tentando evitar ao máximo o contato direto. Atenção, especialistas recomendam que somente bebês acima de seis meses podem usar protetor solar.

Roupinhas para a noite

Durante a noite, a temperatura pode cair um pouco mais, porém nem sempre esse é o caso. No entanto, para proteger o seu bebê dos mosquitos e dos pernilongos, que são muito comuns no verão, o ideal é vesti-lo bem, com um pijaminha ou um conjuntinho, colocar meias e regular a temperatura do quarto com o uso de um ar-condicionado (numa temperatura ambiente) ou um ventilador de forma indireta.
Outros cuidados importantes no verão

Hidratação

A hidratação é um cuidado que todo mundo deve ter no verão, principalmente quando se trata dos bebês. No entanto, a hidratação deles pode ser um pouco diferente da nossa. No caso dos bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno, o ideal é alimentá-los em livre demanda, já que o leite possui bastante água, sendo suficiente para a sua hidratação.

Após os seis meses, é possível inserir água e frutas na alimentação, que também ajudam a mantê-los bem hidratados!

Ar-condicionado

Como falamos acima, o ar-condicionado é uma opção para refrescar os bebês, mas apenas em temperatura agradável, de forma alguma deixando-os com frio. Além disso, é importante cuidar da manutenção do filtro, já que os bebês são mais suscetíveis às doenças respiratórias e a outros malefícios da sujeira que circula no ar.

Banho de sol

O banho de sol é muito importante para os bebês, pois ajuda a sintetizar a vitamina D no organismo dos pequenos. No entanto, para eles a exposição máxima deve ser de 10 a 15 minutos, e nunca em horários de sol forte. Prefira dar o banho de sol antes das 10h ou depois das 16h e, se possível, deixe-o bem à vontade, apenas com uma fraldinha.

Viu só como não tem muito mistério para vestir os bebês no calor e mantê-los protegidos? Com essas dicas, é possível aproveitar o verão ao lado do seu pequeno sem muito estresse! Aliás, se você está amamentando, não esqueça que também deve cuidar de si mesma durante o verão, principalmente da alimentação para não alterar o seu leite. Veja só essas dicas sobre o que pode comer na dieta pós-parto e informe-se melhor sobre o assunto. Até a próxima!