A amamentação é, sem dúvidas, uma experiência linda, mas também pode ser cheia de inseguranças, dificuldades e desconfortos. No entanto, assim como outros aspectos da maternidade, dependendo do caso, pode ser uma questão de adaptação ou de identificação de um problema. Quer entender melhor sobre a dor nos seios e saber ser é normal senti-la ao amamentar? Vem conferir abaixo!

É normal sentir dor na amamentação?

Vamos começar tranquilizando você: essa dor nos seios é comum! Nos primeiros dias após o parto, é normal que você sinta alguns incômodos, discretos ou moderados, durante as mamadas. Mas isso não quer dizer que não deve ficar atenta aos sintomas!

O normal mesmo é que essa dor permaneça apenas por cerca de uma semana, ou seja, se esse prazo se estender por mais tempo, ou mesmo se a dor for muito intensa, é preciso verificar com um médico se está tudo bem. O primeiro passo, portanto, será identificar a causa da dor.

O que causa a dor nos seios?

Existem diversos fatores que podem estar causando esses desconfortos durante a amamentação. Entre eles, os mais comuns são:

Ductos estreitos ou bloqueados

Pode acontecer de, no início da amamentação, os ductos por onde o leite passa estarem muito estreitos, causando alguns incômodos até eles se expandirem ao tamanho ideal. Mas também pode ocorrer o bloqueio dos ductos, quando o leite não é drenado corretamente por algum motivo, gerando sensibilidade e dor.

Pega inadequada

Por ser um período de adaptação, a pega do bebê no seu peito pode estar inadequada, ou seja, ele não está sugando o leite da maneira correta. Isso também pode ocasionar dores, por isso uma sugestão é procurar uma posição em que você e o bebê fiquem mais confortáveis na amamentação.

Saiba mais em: Qual a melhor posição para amamentar?

Mamilo curtos, planos ou invertidos

Esse não é o motivo mais comum, mas se você tem má formação nos mamilos, isso pode trazer certos incômodos até você se adaptar. É importante ressaltar que, apesar das complicações, é possível, sim, amamentar, mas recomenda-se buscar ajuda profissional para facilitar esse processo!

Candidíase

A candidíase é um fungo que atinge a mama e que pode ser transmitido para as crianças, sendo muito mais comum do que se pensa. A sensação costuma ser de queimação e dores “agulhadas” nos mamilos, em geral após as mamadas. A mãe e o bebê devem ser tratados e adotar alguns cuidados para evitar o crescimento do fungo.

Ingurgitamento mamário

O ingurgitamento mamário é a compressão dos ductos das mamas, dificultando ou impedindo a saída de leite. Esse problema, que pode ter diversas causas, é popularmente conhecido como “leite empedrado” e pode trazer desconforto, febre e mal-estar, sendo necessária a ordenha manual das mamas.

Mastite

Mais comum de acontecer na segunda ou terceira semana após o parto, a mastite é um processo inflamatório que pode acontece quando você tem muito leite acumulado e estagnado nas mamas. E isso pode se tornar uma porta de entrada para infecções e bactérias, trazendo muito desconforto no seio.

Excesso de leite

Se você produz leite em excesso, fenômeno que é chamado de hiperlactação, isso pode causar dores nas mamas. Em geral, esse excesso de produção ocorre por causas naturais ou até mesmo por estimular demais a mama, com medo de faltar alimento para o bebê. Nesse caso, é preciso relaxar e deixar o corpo fazer o seu papel naturalmente, evitando maiores problemas!

Outras causas

Além disso, existem outras situações que acontecem com menos frequência mas que também podem causar dor, como:

  • rachaduras e machucados nos mamilos;
  • disfunções orais da criança (como freio da língua encurtado e sucção prolongada);
  • fenômeno de Raynaud;
  • abscesso mamário;
  • uso incorreto de bombas para extrair o leite;
  • alergia a cosméticos;
  • e até mesmo a interrupção inadequada da sucção do bebê.

O que fazer?

Independentemente do caso que você se identificou – ou se a sua dor ainda parece diferente de todos esses exemplos -, a melhor forma de ter certeza é procurar o seu médico ou um consultor em amamentação certificado pelo IBLCE (International Board of Lactation Consultant Examiners). As orientações de um profissional capacitado tornam a amamentação um momento mais tranquilo e ajudam a evitar futuros problemas, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Se você quiser saber mais, também temos algumas dicas de Como se preparar para amamentar e tentar evitar desconfortos, entre eles a dor nos seios. Vale conferir!

Fontes:

1 – Amamentar é. Hiperlactação. 2016. Disponível em: http://www.amamentareh.com.br/hiperlactacao/

2 – Cadernos de Atenção Básica. Saúde da Criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf

3 – Amamentar é. Dor ao amamentar. 2014. Disponível em: http://www.amamentareh.com.br/dor-ao-amamentar/