A amamentação é um das fases mais linda para a mamãe e seu bebê. Momento que a mãe compartilha – não apenas alimento – mas muito amor com seu filho. E se de repente o seio começa a inchar, endurece e fica dolorido? O leite empedra, causando muita desconforto para a mãe, além de dificultar a nutrição do bebê.

O seu leite empedrou e você não sabe o que fazer? Então, está no lugar certo. Nós, da Love Milk, vamos dar algumas dicas de como prevenir o leite empedrado e também, qual é o tratamento para aliviar as dores do seio nessas condições. Confira!

O que ocorre dentro da mama?

O bloqueio de ductos lactíferos acontece quando o leite produzido – em determinada área da mama – consequentemente não é drenado adequadamente (não é necessária uma obstrução sólida).

Isso decorre com freqüência quando a mama não está sendo esvaziada adequadamente, ou seja, a amamentação não é frequente ou quando a criança apresenta sucção inefetiva. Também pode ser fruto de pressão local na área, como, por exemplo, um sutiã muito apertado, ou a utilização de cremes nos mamilos.

Especificamente, o bloqueio se caracteriza pela presença de nódulos mamários sensíveis e dolorosos na mamãe que não tem outras doenças no seio.Os sintomas mais comuns são dor, calor e vermelhidão na área comprometida. Os problemas na lactação, muitas vezes, está associado a um pequeno ponto branco na ponta do mamilo, que pode ser muito doloroso durante as mamadas.

Como posso prevenir?

Todas as medidas que favoreçam o esvaziamento completo da mama irão facilitar a prevenção do bloqueio dos ductos lactíferos. Desta maneira, a técnica correta de amamentação e mamadas freqüentes diminuem a complicação. Outras dicas são não utilizar sutiã que possa bloquear a drenagem do leite e cremes para passar na região das mamas.

Qual o tratamento ideal?

Na presença de bloqueio de ducto, fazem-se necessárias as seguintes medidas para desbloqueá-lo:

  • amamentar com mais frequência, porém, se a produção de leite for maior do que a demanda, o ideal é esvaziar mama para não empedrar. Pode ser pela ordenha manual, com bombas manuais ou elétricas;
  • usar diversas posições para amamentar, oferecendo primeiro a mama afetada, e colocar o queixo do bebê direcionado para essa área, o que facilita na retirada do leite concentrado;
  • fazer compressas frias para não estimular mais a produção de leite, também existem bolsas térmicas de gel que facilitam a aplicação de frio para dissolver os caroços que se formam durante a amamentação;
  • massagens, bem suaves, na região atingida, na direção do mamilo, antes e durante as mamadas;
  • arrumar o seio caso o bebê não esteja conseguindo esvaziá-lo;
  • caso tenha o ponto esbranquiçado na ponta do mamilo, é possível remover passando-o com uma toalha;
  • com a piora dos sintomas, procure um médico para o tratamento completo.

 

Você pode gostar também: A importância do aleitamento materno!

Agora que você já sabe tudo sobre o que acontece quando o leite empedra, como prevenir essas situação e o seu tratamento, deixe um comentário nos contando o que você achou do texto. E lembre-se: sempre procure orientações médicas ao sentir os sintomas. Até a próxima!

Referência:

1 – Jornal de Pediatria. Problemas comuns na lactação e seus manejos. [Internet] 2018. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/%0D/jped/v80n5s0/v80n5s0a06.pdf