Se você está grávida e notou que com o passar do tempo e o crescimento da barriga surgiu na pele uma linha reta de coloração mais escura, fique tranquila. Muitas mamães de primeira viagem ficam assustadas com essa mudança pensando que algo errado está acontecendo, mas na verdade essa marquinha é super normal durante a gestação. Vamos explicar tudo sobre ela aqui neste artigo. Continue lendo para saber mais sobre esse assunto!

O que é a linea nigra?

A linea nigra é uma marca de pigmentação mais escura que aparece bem na área do músculo abdominal. Ela acontece e surge conforme o bebê se movimenta dentro da barriga da mãe, forçando o músculo a se distender para acomodar melhor a criança. A formação da linha, por sua vez, não ocorre por essa expansão abdominal em si, mas sim graças aos hormônios liberados por esta ação.

Algumas mulheres possuem maior tendência para a liberação do hormônio chamado estrogênio, que quando liberado ativa a liberação de outro hormônio, o melanócito, que estimula a produção de melanina e é de fato o responsável pelo surgimento desta linha amada por umas gestantes e por outras nem tanto. Este mesmo hormônio pode ser o responsável por algumas manchas no rosto, chamadas cloasmas, e também pelo escurecimento dos seios durante a época de gestação. É um processo totalmente natural e a produção dos hormônios não prejudica a saúde do bebê.

Esta pigmentação diferente pode começar a aparecer depois da décima quarta semana de gestação e pode ficar nítida na barriga da mãe até após o nascimento da criança. Ela possui em torno de 1cm e cerca de 90% das mulheres grávidas podem apresentar alguma mancha diferente por conta desta produção hormonal.

Como evitar a linea nigra? Quando ela desaparece?

Como a linha é formada pela produção de hormônios, algo que acontece com grande frequência durante a gestação, não existem formas de evitar o aparecimento deste pigmento. É uma manchinha que você terá apenas na fase de gestação e pode se estender até o primeiro ano da criança.

A linea nigra que aparece na gravidez desaparece sem a necessidade de medicamentos ou tratamentos especiais. É claro que se você quiser aumentar a velocidade deste processo é recomendado algumas ações – que vão ajudar o desaparecimento, mas não promover uma melhora imediata, ok? São elas:

  • Esfoliações frequentes na área;
  • Uso de protetor solar para não aumentar o pigmento;
  • Consumir ácido fólico (consulte aqui o seu nutricionista)
  • Utilizar cremes anti-estrias durante o começo do aparecimento das manchas.

Depois de ler sobre estes procedimentos, talvez você tenha interesse em saber como se preparar para a amamentação.

Cuidados especiais com a barriga na gravidez

A barriga e especialmente a pele desta parte do corpo sofrem muitas modificações durante toda a gestação. Esta área precisa de alguns cuidados especiais desde o momento da descoberta da chegada de um novo bebê até o pós-parto. Fique por dentro do que pode ser feito com as dicas a seguir:

  • Mantenha o peso controlado durante a gestação;
  • Use cremes hidratantes diariamente;
  • Tenha uma dieta rica em frutas e verduras;
  • Exercite-se (alongamentos e caminhadas podem ajudar);
  • Mantenha-se muito hidratada;
  • Use óleos corporais depois do banho.

Gostou do que leu até aqui? Compartilhe com a gente a sua experiência com a linea nigra e os cuidados que você teve durante a sua gravidez.