O chá de bebê – ou chá de fraldas – é sempre um momento cheio de alegria na vida da mamãe. A família e os amigos se reúnem para comemorar a chegada de alguém que já é muito amado e para fazer sua colaboração para o enxoval do bebê. Apesar de toda a felicidade, preparar esta festinha pode dar certo trabalho e uma das maiores preocupações é: o que pedir no chá de bebê? Confira as nossas dicas e entenda o que não pode faltar na lista!

Como montar uma lista para o chá de bebê?

Antes de escolher os itens que você vai pedir para os convidados, é necessário que você leve alguns detalhes em consideração. A dica inicial é que você dê uma olhada nas listas que algumas lojas têm prontas, para ver o que é mais comum e, a partir daí, fazer as alterações e acréscimos que achar necessário!

São itens de várias categorias, portanto, para não esquecer de nada, vale separar os essenciais de cada uma. Confira os itens, escolha os tamanhos e as quantidades que quer e envie a lista junto com o convite para servir de sugestão de presente. Isso também ajuda muito os convidados, que nem sempre têm conhecimento dos itens que a chegada de um bebê envolve!

Fraldas

Lembre-se que as fraldas têm vários tamanhos disponíveis, que são recomendados de acordo com o peso do bebê: RN (até 4,5 kg), P (5 a 8 kg), M (6 a 11 kg) e G (9 a 14 kg). A dica é que você não peça todos os tamanhos já nesse momento. Prefira os tamanhos que você irá usar a curto e médio prazo, nos primeiros meses de vida, de acordo com a previsão do peso do seu bebê.

Dica extra: Muitas mamães se preocupam com a marca das fraldas. Mas, talvez não valha a pena determinar marca já nesse momento, pois é preciso testá-las para ver qual vai funcionar melhor na prática. Além disso, pode ser um pouco indelicado com os convidados.

Higiene

Os produtos devem ser hipoalergênicos e aqueles que fazem parte da troca de fralda – como creme antiassadura e lenço umedecido – são os mais usados da categoria. Alguns exemplos que são importantes:

1. escovinha de cabelos ou pente;
2. pacotes de algodão;
3. caixas de cotonete;
4. kit manicure;
5. aspirador nasal;
6. álcool em gel;
7. creme/pomada antiassadura;
8. lenços umedecidos (esse você vai precisar bastante!);
9. shampoo;
10. sabonete líquido;
11. óleo para massagem.

Roupas

A época que o bebê vai nascer diz muito sobre as peças de roupa mais necessárias. Peça conforme a estação e determine as quantidades e os tamanhos que achar necessário. Lembre os convidados mais íntimos que tecidos confortáveis devem ser a prioridade. Além disso, você pode indicar as cores das peças conforme sua preferência.

12. bodies (de manga curta ou longa, dependendo da estação);
13. calças;
14. macacões;
15. meias;
16. sapatinhos de tecido;
17. casaquinhos;
18. manta para passeio.

Para a mãe

Os convidados costumam pensar apenas no bebê, mas muitas coisas dependem do bem-estar da mãe. Os itens para a amamentação, por exemplo, fazem toda a diferença! Por isso, não deixe de pedir itens que também serão úteis para você:

19. absorvente de seios;
20. bomba tira-leite;
21. almofada de amamentação;
22. roupas para amamentar (essas são muito úteis, não esqueça de indicar o seu tamanho!);
23. conchas de amamentação;
24. bolsa de passeio;
25. trocador portátil;
26. sling (canguru carregador).

Cama e banho

Alguns itens parecem detalhes, mas fazem toda a diferença no dia a dia e no bem-estar do bebê, como estes de cama e banho:

27. toalhas com capuz;
28. travesseiros antissufocantes;
29. protetor de colchão;
30. jogos de lençol para berço;
31. mantas para enrolar;
32. cobertor ou edredom;
33. fronhas avulsas;
34. paninhos de boca;
35. fraldas de ombro.

Diversos

Outros itens que não se encaixam nas categorias acima, mas também são importantes de estarem na listinha do seu chá de fralda:

36. brinquedos para banho;
37. mordedores;
38. livro do bebê;
39. chupetas;
40. mamadeiras (para chá, suco e água);
41. escova para limpar mamadeira;
42. termômetro clínico;
43. mosquiteiro para carrinho.

Bastante coisa, né? Por isso é tão importante pensar o que pedir no chá de bebê! A dica é incluir essa lista no convite como sugestão de presente. Se essa é chegada do seu primeiro filho, vale a pena ter todos esses itens na lista para experimentá-los e descobrir o que é mais funcional para você. Já se tem mais experiência, pode fazer adaptações conforme sua preferência.

Por fim, peça ajuda para as pessoas próximas para preparar o evento e faça deste dia muito especial! Gostou das dicas? Você encontra muitas outras como essa aqui no blog da Love Milk! E também pode nos acompanhar no Facebook e no Instagram!