É comum bebês chorarem, afinal, essa é a única forma de se comunicarem. A causa pode ser desde alguma necessidade básica (como fome ou sono) e desconforto físico ou emocional (como roupinha incomodando ou carência) até o próprio temperamento do pequeno.

Mesmo tão novinhos, os bebês têm comportamentos próprios, que variam conforme idade, personalidade e sensibilidade da criança. Sendo assim, cada um responde de maneira diferente às experiências. Por isso, se seu o seu bebê anda chorando muito, a melhor forma de saber o porquê é observando para conhecê-lo!

Para te ajudar nessa tarefa, nós, da Love Milk, vamos te ajudar a identificar as possíveis causas desse choro incessável. Confira!

Estou com fome!

Se a fome incomoda até os adultos, imagina os pequenos! O recomendado é que a amamentação seja em livre demanda, sem restrições de horários e duração. Nos primeiros meses, é normal que ela aconteça em maior frequência e sem horários regulares.

No entanto, geralmente, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia e, aos poucos, pode-se perceber uma frequência característica da criança. Então, fique de olho na última mamada do seu pequeno, pois essa pode ser a causa!

Você pode se interessar por Como se preparar para amamentar? 6 dicas importantes!

A fralda sujou!

Embora alguns bebês não dêem nenhum sinal quando estão com a fralda suja, a maioria se incomoda com a situação. Então, sempre que ocorrer o choro, um dos primeiros passos é checar a fralda.

Assaduras também costumam deixá-los desconfortáveis. Para evitá-las, troque as fraldas sempre que estiverem cheias e limpe o bebê com água, pano ou algodão úmido. Se usar sabonete, enxágue bem. Evite o talco e prefira as pomadas e cremes.

Que sono!

Sono, cansaço e excesso de estímulo também podem causar choro. Se o bebê teve um dia agitado, com muitas pessoas querendo sua atenção, por exemplo, à noite ele pode estar exausto e uma crise de choro começar. Nesse caso, permaneça com ele, ninando até que se acalme e durma.

Levei um susto!

Um choro repentino e irritado pode ter acontecido por causa de um susto ou, até mesmo, por medo de algo desconhecido. Por isso, observe como o seu pequeno reage e interage com as novas descobertas. Assim, ficará mais fácil identificar o que causa o medo, estranhamento e desconforto para ele.

Cólica chata!

As cólicas são mais comuns nos três primeiros meses, tanto em bebês que recebem leite materno como os que recebem complementos. As causas normalmente são a imaturidade do sistema digestivo e o estresse. Uma característica do choro de cólica é que costuma ser mais intenso e, assim como começa, termina de forma repentina.

Nesse caso, a amamentação ajuda a reduzir as cólicas. Se o seu bebê já recebe alimentação complementar ou caso as cólicas persistirem, procure seu pediatra. Ele irá orientá-la pensando no caso específico do seu bebê!

Outra dica são as bolsas de sementes e ervas, que são fáceis de fazer ou comprar e basta esquentá-las um pouco e colocar sobre a barriga do seu bebê!

Dentinhos nascendo!

O choro insistente pode ser os dentinhos querendo nascer! A chamada erupção dentária é um momento difícil para muitos bebês. Por isso, quando o seu bebê tiver os primeiros dentes, o ideal é consultar um dentista pediatra para avaliar o caso do seu pequeno e indicar os cuidados importantes.

Roupinha desconfortável!

Pode ser que o choro seja apenas pelo incômodo com etiquetas e elásticos muito apertados. Observe e repare se o seu filho se mexe muito com determinada roupa ou tenta puxá-la e, se for isso, troque-a.

Estou com calor! Estou com frio!

Uma das causas comuns que podem levar o seu filho ao choro: o calor ou frio em excesso. Uma maneira rápida de identificar o desconforto do bebê é sentir a temperatura em sua barriga, peito e nas costas. Pés e mãos não são recomendados pois geralmente estão mais gelados que o resto do corpo.

Quero atenção!

Bebês, em geral, gostam de colo e de estarem aninhados aos pais. Porém, alguns podem ter uma carência maior, querendo mais atenção e contato. Nesse caso, um canguru pode resolver rapidamente os choros rotineiros e ainda liberar suas mãos para os afazeres diários!

Por fim, se você notar que o choro do seu bebê não cessa – mesmo tendo considerado todas as possibilidades acima – e está mais agudo e estridente, algo pode estar lhe causando dor. Por isso, consulte seu pediatra!

Gostou das nossas dicas? Já passou por essa situação alguma outra vez e se surpreendeu com o motivo do choro do seu pequeno? Conte aqui nos comentários para ajudar outras mamães!

Fonte:

1 – Ministério da Saúde. Saúde da Criança: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Biblioteca Virtual em Saúde. 2015. [Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf]

2 – Instituto Morena Rosa. Bebê a Bordo: Cartilha da Mamãe, 2015. [Disponível em: http://www.institutomorenarosa.org/wp-content/uploads/2015/02/Cartilha-Beb—a-Bordo1.pdf]

3 – Global Child Dental Fund. Saúde Oral e o Bebê. Radar da Primeira Infância, 2016 [Disponível em: http://www.gcdfund.org/sites/default/files/users/Portuguese%20OH%20Your%20Baby.pdf]

4 – Ministério da Saúde. Caderneta da Saúde da Criança. Agenda prioritária para a Primeira Infância. 2008. [Disponível em: http://agendaprimeirainfancia.org.br/arquivos/caderneta_saude_crianca_5ed.pdf]

5 – Drª. Pediatra Beatriz Beltrame. Como saber se o seu bebê está com frio ou calor. Tua Saúde. 2008. [Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-saber-se-o-bebe-esta-com-frio-ou-calor/