Amamentar não é algo automático, nem mágico, como muitas vezes podemos pensar durante a gravidez: este ato requer muito aprendizado e prática. A verdade é que devemos aprender as diferentes posições de amamentação para identificar qual é a melhor para cada fase ou situação com o bebê.

No post de hoje, nós, da Love Milk, vamos explicar como deve ser realizada a posição invertida na amamentação, também conhecida como madonna invertida, e quais os seus benefícios. Vamos lá?

Como fazer?

Como já explicamos em posts anteriores, nesta posição você vai segurar o seu bebê de lado, passando-o embaixo do seu braço e encostando o seu corpinho em suas costelas. O seu filho pode fazer uma boa pega nesta posição pois ele ficará direcionado para o seu seio.

Confira o passo a passo:

  1. Sente-se com um travesseiro atrás das suas costas e com os pés relaxados ou apoiados em um banco para se sentir confortável e segura;
  2. Segure o bebê com o braço que ficará livre com o apoio de uma almofada de amamentação;
  3. Em seguida, segure a lateral do peito dele com a palma da sua mão e coloque suavemente os seus dedos polegar e indicador atrás da orelha do pequeno;
  4. Coloque o neném contra o seu corpo, enquanto você o segura com um braço, encostando barriga com barriga;
  5. Verifique se a orelha, o ombro e o quadril do bebê estão alinhados para que ele não tenha que virar a cabeça para chegar ao seu seio. Uma dica é fazer o reflexo de busca, ou seja, encostar suavemente o seu mamilo no lábio superior do bebê para que ele abra a boca e você possa aproximar o seio;
  6. Aproxime a cabeça do neném para você empurrando a lateral do peito dele com a palma da sua mão. Outra dica é evitar empurrar a cabeça do bebê. Ela é bastante sensível e isso também vai fazer com que ele se afaste de você em vez de se aproximar;
  7. Caso note que o seu bebê não está conseguindo respirar corretamente, pare de pressionar o seu seio. Esse movimento de “tesoura” pode entupir os canalículos, por onde sai o leite;
  8. Tente aproximá-lo do seu corpo com a mão sobre o bumbum dele. O ângulo do corpinho do bebê será modificado e o nariz dele ficará livre.

Por que amamentar nesta posição?

A posição invertida na amamentação é a ideal para mães que estão com os seios muito cheios, fissurados ou com o empedrado. Esta posição também facilita a amamentação de bebês prematuros, sendo indicada para os primeiros dias de vida, quando ele precisa de ajuda para mamar corretamente, pois permite que a mãe o guie pela mão.

O bebê vai se sentir muito confortável e seguro mamando nesta posição. Entretanto, o mais importante é ir testando qual posição vocês dois se adaptam melhor.

Saiba mais em: Qual a melhor posição para amamentar?

Ainda tem dúvidas?

Conte para a gente nos comentários se já testou essa posição e como foi a experiência! Ficaremos muito felizes de saber o que você achou do conteúdo!

Se tiver ainda dúvidas sobre amamentação, procure a ajuda de uma profissional que seja especialista em aleitamento materno. E não se esqueça de dar uma olhada nos outros posts sobre amamentação do nosso blog. Afinal, de amamentação a Love Milk entende e estamos aqui para ajudar você. Até mais!