Além de alimentar e nutrir o bebê, a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho. Justamente por isso, é uma das partes mais importantes quando se fala de maternidade. É muito comum que surjam dúvidas e ansiedades, principalmente se você é mamãe de primeira viagem.

Saiba que um dos pontos-chave para o sucesso da amamentação é encontrar uma posição que garanta conforto para você e seu bebê. Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões para você testar e encontrar a posição perfeita!

As 6 melhores posições para amamentação:

Fonte: Vitallity NW

1 – Sentada com o bebê deitado

Esta é a posição mais conhecida. Nela, você deve sentar em um lugar confortável – como em um sofá ou uma poltrona, por exemplo – e colocar o bebê deitado em seu colo, em posição transversal. O braço que fica do mesmo lado que o seio que o bebê está mamando é o que vai segurá-lo.

Dica: Você dois devem ficar “barriga com barriga”, pois quanto mais próximos, mais fácil será a pega. Se necessário, utilize almofadas de amamentação ou até mesmo um travesseiro para se acomodarem melhor.

Uma mãe sentada amamentando o filho

2 – Sentada cruzada

Bem parecida com a posição mais tradicional, você precisa estar acomodada em um local confortável e o bebê vai deitar no seu colo. A diferença é que o braço que vai sustentar o bebê é o contrário ao do seio que ele estiver mamando, segurando a cabeça dele com a sua mão.

Dica: As perninhas da criança podem ser apoiadas em uma almofada ou você pode apoiar todo o corpo dela em um travesseiro, se preferir.

3 – Deitada de lado

Se você passou por cesárea, essa posição é bastante indicada. Para a amamentação deitada, você e o bebê devem ficar posicionados lado a lado. Apoie-se sobre um dos seus cotovelos, usando sua mão como apoio para a cabeça do seu bebê. Use a outra mão (livre) para oferecer o seio (mais próximo ao colchão).

Atenção: Para a amamentação nessa posição, é importante que você esteja bem desperta ou acompanhada, para garantir a segurança do bebê durante a amamentação.

4 – Em pé

Essa posição precisa de mais cuidado para segurar o bebê. A dica é que você segure a criança com uma das mãos entre as perninhas dela. É ideal para aqueles momentos onde não se tem um local confortável para sentar ou se acomodar, mas também pode se tornar confortável conforme você pegar a prática.

Mãe em pé amamentando o filho

5 – Bebê em posição de cavalinho

Colocar o bebê em posição de cavalinho é indicado para bebês acima de 3 meses ou que já estejam com a cabeça firme. Essa posição consiste, basicamente, em colocar a criança sentada em uma das suas pernas. Você vai segurá-la pelas costas, enquanto ela alcança o seio do mesmo lado da perna que está sentada.

Mãe amamentando o filho em posição de cavalinho

6 – Invertida

Essa posição consiste em segurar o bebê de lado, passando-o embaixo do seu braço e encostando seu corpinho nas suas costelas. Você pode ficar sentada de pernas cruzadas em um lugar onde se sinta confortável. Segure a cabeça do bebê com a mão em forma de C e se preferir apoie suas perninhas em uma almofada. Fique tranquila, pois dessa maneira a criança vai se sentir segura!

Uma mãe amamentando o filho na posição invertida

E se forem gêmeos?

Destas posições, a única restrição para a amamentação de gêmeos é sobre a posição deitada de lado, que não é possível de ser feita ao mesmo tempo com dois bebês. Neste caso, se você quiser amamentá-los deitada, a dica é que você se deite com uma leve inclinação de lado para que possa acomodar os dois de forma confortável.

 

O restante das posições podem ser usadas para a amamentação simultânea de gêmeos, porém com muito mais cuidado: principalmente para o conforto deles e para garantir que a pega da mama está correta e confortável para os dois bebês.

Posições para mamães amamentarem seus gêmeos

Gostou das dicas? São várias as sugestões de posições, mas lembre-se que o mais importante é que você e o seu bebê se sintam confortáveis neste momento tão especial. Faça vários testes até encontrar a posição perfeita!

Conte pra gente, aqui nos comentários, se já testou alguma dessas posições e como foi. E se quiser mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog e siga as nossas redes sociais: Instagram Love Milk e Fanpage Love Milk!