Para uma mãe de primeira viagem, é bastante comum ter várias dúvidas em relação ao bebê que está chegando, principalmente, se falarmos sobre a amamentação. Com relação a isso, uma dúvida bem comum é: quanto mama um recém-nascido?

Mas fique calma, a resposta para essa pergunta é muito simples: não existe uma quantidade de leite exata que deve ser dada para o recém-nascido. Contudo, a idade e peso dele pode interferir diretamente na quantidade de ml de leite para dar o bebê.

Claro que esse assunto gera muitas outras perguntas e para explicar melhor a respeito, criamos um texto respondendo sobre a amamentação de um recém-nascido. Se esse é o seu caso, confira o nosso texto abaixo!

Quantos ml o bebê mama?

Quando se amamenta diretamente do peito é impossível medir uma quantidade certa de leite que o recém-nascido irá tomar. Contudo, é importante ter em mente que conforme o bebê vai se desenvolvendo, o estômago dele irá aumentando de tamanho ao longo dos seus dias de vida, e será necessário mais leite.

Uma dica é ficar de olho no aumento gradual de leite que o bebê irá ingerir ao longo dos dias, e claro, assim você pode ir dosando a quantidade de acordo com a necessidade dele.

Quantas vezes ele mama por dia?

De maneira geral, o recomendado de um recém-nascido é mamar de oito a doze vezes por dia. Mas claro, isso depende muito de cada caso já que cada bebê tem sua própria vontade de se alimentar, deixe em livre demanda.

O importante é que você consiga entender as necessidades do seu pequeno e saiba que não é preciso limitar a quantidade de de vezes que ele irá mamar. Como já dissemos, isso vai depender de cada recém-nascido.

Quanto tempo dura cada mamada?

A questão é que as primeiras mamadas devem durar pelo menos uma hora já que eles vão estar se acostumando a se alimentarem por meio da mamada. Aos poucos, o tempo irá diminuindo, conforme vão aprendendo a tomar o leito do peito!

Como saber se o bebê está satisfeito?

Os bebês costumam dar sinais de que estão satisfeitos com o alimento que receberam. O mais comum é o cochilo ou até mesmo ficar distraído após a mamada.

Agora que a gente respondeu essas perguntas ficou mais fácil de saber quanto mama um recém-nascido, não é mesmo? Caso tenha mais dúvidas, não deixe de procurar um especialista para ajudar você nessa nova fase da sua vida! Com relação a amamentação, confira nosso conteúdo sobre qual a melhor posição para amamentar. Até mais!