Todos sabemos que o leite materno é alimento mais importante para os primeiros meses de vida da criança. Ele é supercompleto e reforça a imunidade do recém-nascido, que através da mamada fica protegido de doenças. É por isso que separamos neste artigo informações muito úteis para as mamães de primeira viagem, que estão passando por esse processo e tem diversas dúvidas sobre o tema. Quer conhecer todos os benefícios do aleitamento materno? Então siga a leitura atenta deste texto.

Qual é o momento ideal para a criança iniciar sua primeira mamada?

O leite é o principal e único alimento que a criança deve receber até os seis meses de idade, o que significa que o primeiro aleitamento deve ser realizado assim que a mãe tiver o primeiro contato com o seu filho, logo após o parto. A mamada dos recém-nascidos é a forma como os pequenos irão conseguir as substâncias necessárias para crescerem fortes e saudáveis. É neste período que a mãe deve redobrar a atenção para todos os alimentos que consome, pois tudo irá ser transmitido para o bebê atrás do leite materno.

O aleitamento – ou a mamada – oferece diversos benefícios para a criança e para a mãe. Entre eles, estão:

  • Proteção contra diarréias, infecções respiratórias e alergias ao bebê;
  • Diminui o risco de colesterol alto e desenvolvimento de diabetes ao pequeno;
  • Reduz o peso da mãe rapidamente após o parto;
  • Ajuda o útero voltar ao tamanho normal;
  • Diminui os riscos de desenvolver câncer de mama e do ovário;
  • Desenvolve e fortalece laços emocionais entre mãe e bebê.

Agora que você conhece os benefícios e a importância da primeira mamada de um bebê, pode passar para a segunda etapa: Quanto um bebê deve mamar? Existe restrição de quantidade?

Quanto um recém-nascido mama?

Não existe uma restrição de quantidade ou maneiras de medir quanto um recém-nascido mama, até porque estes dados podem variar de bebê para bebê, mas o recomendado é realizar o aleitamento materno de forma livre, por livre demanda, na hora que o recém-nascido solicitar. Pode parecer cansativo, mas é normal não existir uma frequência adequada nos primeiros meses de vida da criança.

Após o fortalecimento do sistema imunológico, a mãe pode optar por criar uma rotina com base nos seus horários, estabelecendo então uma frequência adequada para a sua qualidade de vida e para a saúde do bebê manter-se em equilíbrio. Aqui mesmo no blog criamos um artigo completo, com todas as informações necessárias sobre quanto mama um recém-nascido. Acesse e saiba mais sobre o tema.

Por quanto tempo devo amamentar?

O tempo é relativo ao seu corpo e as suas vontades. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a criança seja amamentada até os dois anos de idade para conseguir se desenvolver plenamente, desde que na alimentação dos pequenos seja feita uma troca, com suplementos alimentares que não farão o organismo da criança se sentir indefeso por falta do leite materno.

Você pode gostar: qual a melhor posição para amamentar?
Gostou das informações deste artigo? Navegue pelo blog para publicações semelhantes que irão enriquecer o seu conhecimento sobre o universo materno.