A gravidez é um período especial em que a mãe tem uma conexão única com seu bebê: é o corpo dela que serve de suporte para sua formação. Justamente por isso, sua saúde precisa estar equilibrada e forte para evitar e reduzir riscos de complicações tanto durante a própria gestação quanto após o nascimento da criança.

Dentre os hábitos essenciais neste período, o cuidado com a alimentação é um dos mais importantes. O equilíbrio nutricional não só garante um bom desenvolvimento do bebê, mas pode contribuir inclusive para um parto mais fácil e tranquilo.

Pensando nisso, nós, aqui da Love Milk, preparamos uma lista com os 6 alimentos que as grávidas não podem (ou pelo menos devem evitar) comer. Separe seu caderninho e tome nota, mamãe!

Alimentos que devem ser evitados na gravidez

1 – Gorduras

O consumo de alimentos com muita gordura deve ser cortado da sua alimentação. Por isso, retire a gordura das carnes antes de prepará-las, ou melhor: opte por carnes mais magras. Além disso, sempre confira o rótulo dos produtos. Os recomendados são os livres de gordura trans.

Cuidado com a ingestão de azeite e de óleos vegetais: o recomendado é apenas uma colher de sopa por dia. Quanto à manteiga e margarina, limite a ingestão diária a meia colher.

2 – Alimentos crus e mal passados

Para as amantes de sushi pode ser bastante difícil, mas os alimentos crus e mesmo mal cozidos devem ser evitados. É que existe um grande risco de contaminação por microrganismos como vírus, bactérias e parasitas. Além disso, os alimentos que não estão bem cozidos ainda são mais difíceis de digerir e trazem maior possibilidade de refluxo.

Alimentos crus que grávidas devem evitar

Fonte: Pexels

3 – Sal em excesso

Ingerir sal em excesso não é recomendado em nenhum período da vida e isso não é novidade, mas neste momento o cuidado deve ser redobrado! Evite alimentos com muito sódio ou que são conservados no sal. É recomendado substituir o sal comum pelo sal iodado.

4 – Açúcar em excesso

O consumo de açúcar deve ser reduzido: afaste o açucareiro da mesa! Da mesma forma, os alimentos ricos em açúcar refinado também devem ser evitados. Isso inclui desde refrigerantes e sucos industrializados a chocolates, bolos e biscoitos recheados.

5 – Cafeína

Bebidas com muita quantidade de cafeína como o próprio café ou alguns tipos de chás (como branco, verde, preto e mate) devem ganhar restrições no período gestacional. Ainda não há um consenso sobre em que âmbito pode prejudicar o bebê a mãe, mas a quantidade diária recomendada é de no máximo 200mg.

6 – Embutidos e processados

Os embutidos como presuntos, peito de peru, patês e outros, devem ser evitados ou consumidos na menor quantidade possível. O grande problema é que eles são alimentos processados que, em geral, têm muita gordura saturada, colesterol, sódio e conservantes.

Dicas de alimentação

Além de vários alimentos que devem ser evitados, alguns podem ser incluídos e auxiliar numa gravidez mais tranquila, como:

  • alimentos integrais;
  • leites e derivados;
  • legumes, verduras e frutas;
  • alimentos ricos em ferro;
  • alimentos fontes de vitamina C.

Agora você já conhece vários dos cuidados essenciais quando se fala de alimentação durante a gravidez. É importante que a sua saúde seja mantida e que a saúde do bebê seja bem cuidada desde o período intrauterino! E lembre-se de sempre consultar as restrições com o seu médico, avaliando o seu caso.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário compartilhando suas experiências e contando para gente: qual é o alimento mais difícil de tirar da rotina?

Fontes:

1) Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Alimentação e Nutrição na Gravidez. 2015. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/82556/2/116243.pdf>.

2) Ministério da Saúde. Caderneta da gestante. 2014. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderneta_gestante.pdf>.