Com o objetivo de promover a conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa é uma manifestação de muitas mulheres ao redor do mundo, que desde sempre acontece no décimo mês do ano, para compartilhar informações importantes com a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma das doenças cancerígenas que mais afeta as mulheres ao redor do mundo, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo anualmente cerca de 28% dos novos casos de pessoas doentes.

Mesmo sendo um número expressivo, muitas mulheres conhecem pouco a respeito do câncer de mama, quais são suas consequências ou como preveni-lo. Para ajudar nessa causa, nós, da Love Milk, fizemos esse conteúdo informando a importância do Outubro Rosa. Vamos nos conscientizar juntas? Então continue lendo!

História do Outubro Rosa

O movimento surgiu inicialmente no final do século XX quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure organizou a Corrida pela Cura nas ruas de Nova York e lançou o famoso laço cor-de-rosa que hoje é o principal símbolo mundial dessa campanha.

Como vários estados da região norte-americana já possuíam ações e campanhas no mês de outubro para a conscientização sobre o câncer, não demorou muito para o Congresso Americano decretar que esse seria o mês oficial para tais campanhas.

Dessa maneira, muitas empresas, pessoas e entidades passaram a “abraçar” a luta para da prevenção do diagnóstico precoce desse neoplasma maligno, se popularizando pelo mundo inteiro de uma forma muito bonita, elegante e bem feminina.

Como prevenir a doença?

Mesmo tendo toda essa mobilização, não há como prevenir totalmente o câncer de mama. Ou seja, como há uma pluralidade de fatores que estão relacionados ao surgimento da doença, já que alguns deles não podem ser modificados, o ideal para acompanhar o caso é diagnóstico precoce e o controle dos fatores de risco conhecidos.

Para isso, é muito importante que as mulheres possuam uma alimentação saudável, façam atividades físicas e mantenham a gordura corporal adequada, pois isso ajuda a reduzir em até 28% o risco do desenvolvimento dessa doença. Além disso, a prevenção também inclui evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, claro, amamentar! Também existe o fator hereditário que pode agravar, por isso é muito importante que as mulheres façam pelo menos uma vez ao ano exames de checagem para avaliar essa situação.

Por causa disso, nós separamos o Sumário Executivo de Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil para você conferir um pouco sobre alimentação, nutrição e atividade física. Este é um documento muito importante e que indica ações essenciais para mostrar como o câncer pode ser controlado e prevenido no Brasil.

Nós, da Love Milk, ficamos muito felizes de poder explicar um pouco mais sobre este assunto marcante para a sociedade mundial! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não esqueça de deixar um comentário abaixo! Até a próxima!

__

Referências:

1 – OUTUBRO Rosa. [Disponível em: http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm].

2 – INSTITUTO Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA): Prevenção. [Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/prevencao].

3 – INSTITUTO Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA): Controle do Câncer de Mama. [Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama/prevencao]