Uma dúvida muito comum entre as futuras mamães é como evitar estrias na gravidez. O melhor, claro, é consultar um profissional de dermatologia para saber direitinho todos os cuidados que é preciso tomar durante e depois da gestação para manter a pele sempre bem cuidada e hidratada.

Pensando nisso, nós, da Love Milk, separamos oito dicas do que fazer para evitar estrias na gravidez.. Vamos lá?

Por que aparecem estrias durante a gravidez?

O aparecimento das estrias durante a gravidez acontece devido ao estiramento da pele, que ocorre pelo crescimento da barriga e o aumento natural de peso.

As primeiras estrias começam a aparecer a partir da 25ª semana de gestação. No início, elas aparecem rosadas, passando a ficarem vermelhas, em seguida roxas, para então permanecerem brancas, sendo este último estágio o mais difícil de curar.

Então, o melhor método para cuidar das estrias ainda é a prevenção.

8 dicas de como evitar estrias na gravidez:

  • Mantenha-se sempre bem hidratada com água mineral, água de coco e sucos naturais;
  • Consuma alimentos ricos em vitaminas C (acerola, goiaba, kiwi, morango, laranja, caju, brócolis, couve-de-bruxelas, etc.) e E (espinafre, brócolis, kiwi, tomate, molho de tomate, abacate, sementes de girassol, etc.);
  • Mantenha a sua pele sempre bem hidratada. Aplique o creme hidratante por todo o corpo, mas principalmente nas áreas mais propensas ao aparecimento das estrias durante a gravidez, como na barriga;
  • O ideal é não engordar mais de 12 kg na gravidez;
  • Use roupas íntimas apropriadas que ajudem a segurar a barriga e os seios;
  • Não use roupas muito apertadas para não dificultar a circulação sanguínea.
  • Continue praticando atividades físicas durante a gravidez, caso o seu ginecologista libere. Se você ainda está com receio e quer saber mais sobre esse assunto, confira o conteúdo do nosso post Exercício físico na gravidez: será que pode?;
  • Evite comer doces, refrigerantes e gorduras durante a gestação.

Como tratar das estrias que já apareceram

Se você está grávida e já estão começando a aparecer as primeiras estrias rosadinhas, não se desespere! Uma esfoliação correta serve para fazer a descamação da pele superficial, promovendo assim o crescimento de uma nova pele, que seja mais saudável e hidratada.

Além da esfoliação, outra forma de tratamento indicada é a utilização de cremes com ácidos graxos em sua composição, que auxiliam na hidratação e na elasticidade da pele. Novamente indicamos que você procure um profissional de dermatologia para verificar quais os melhores produtos disponíveis no mercado para tratar das estrias durante a gestação.

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe essas dicas com as amigas, que também serão futuras mamães. Consideramos que você também pode se interessar pelo post sobre 6 dicas de alimentos que grávidas não podem comer para não prejudicar o bebê. Até mais!