Amamentar é uma atitude que contempla a ligação entre mãe e filho, resultando na nutrição do bebê. Isso abrange, na fisiologia, o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Sem falar no bem-estar, já que estudos indicam que o leite materno reduz em 13% a mortalidade até os 5 anos, diminuindo o risco de infecções respiratórias e alergias e ajudando na formação saudável.

São muitos os benefícios do aleitamento materno, por isso nós, da Love Milk, preparamos um post especialmente para as mamães que estão descobrindo a amamentação, onde falamos sobre a importância, do ponto de vista nutricional e emocional, desse ato tão lindo que é a base da vida!

Benefícios da amamentação

O leite materno é um alimento completo, ou seja, até os primeiros 6 meses de vida são desnecessários outros alimentos, como água, chá, suco ou outros complementos. O Ministério da Saúde recomenda que a criança seja amamentada até os 2 anos de idade, uma vez que o aleitamento é rico em anticorpos, o que irá proteger contra algumas doenças. E traz benefícios para a mamãe e para o bebê! Veja só:

Benefícios para o bebê

O ato de sugar o peito é um maravilhoso exercício para o desenvolvimento da criança, ajudando a aprimorar a fala e a respiração. Já o leite colabora para o desenvolvimento cognitivo, e também a diminuir o risco de hipertensão, colesterol elevado, diabetes e obesidade. Entre outros diversos benefícios para a saúde!

Benefícios para a mãe

A amamentação favorece o contato mais íntimo entre a mãe e a criança. Além de auxiliar na redução natural do peso após o parto, ela ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. É também um ótimo agente para evitar o câncer de mama ou o de ovário.

Como e quanto se deve amamentar?

O recomendado é amamentar a criança em livre demanda, ou seja, quando e quantas vezes o bebê desejar. Nos primeiros meses de vida, é normal que eles mamem com frequência e sem horários regulados, numa média de oito a 12 vezes ao dia. O primeiro leite da mamada tem mais água, o que mata a sede, já o do fim possui mais gordura e sacia a fome fazendo com que ele ganhe peso.

E para garantir uma amamentação segura e confortável, são necessários alguns cuidados, principalmente em relação à posição da mãe e do bebê. O bebê deve estar virado em direção à mãe, bem junto ao corpo, seguro e com braços livres. A cabeça da criança precisa estar de frente para o peito e o seu nariz bem na linha do mamilo.

Já falamos aqui no blog sobre as melhores posições para amamentar. Acesse e confira!

É importante colocar o bebê para sugar apenas quando ele estiver com a boca bem aberta. A partir do momento que ele pegar bem o peito, o queixo fixa na mama e os lábios ficam virados para fora. Mas, é claro, é preciso ter em mente que cada criança tem seu próprio ritmo de mamar e tudo é uma questão de adaptação.

Viu só a importância da amamentação tanto para a mãe quanto ao bebê? Aproveite esse momento e aumente o laço com seu filho, cuidando dele com muito amor. E não esqueça de dar uma olhada nos outros posts sobre amamentação do nosso blog. Afinal, de amamentação a Love Milk entende e estamos aqui para tirar suas dúvidas. Até mais!

Fontes:

1 – Ministério da Saúde. Aleitamento Materno. [Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-da-crianca/aleitamento-materno]

2 – Ministério da Saúde. Saúde da Criança: Nutrição Infantil, Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. 2009. [Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf]

3 – Ministério da Saúde. A importância do leite materno nos primeiros seis meses da criança. 2017. [Disponível em: http://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/destaques/1094-a-importancia-do-leite-materno-nos-primeiros-seis-meses-da-crianca]