Amamentar é um ato de amor e faz parte das várias descobertas que a maternidade proporciona para as mulheres. Mas é claro que, dentre essas novidades, acabam surgindo várias dúvidas e inseguranças. Uma questão bastante comum é sobre o colostro e por que ele é importante. Pensando nisso, nós, da Love Milk, vamos explicar tudo direitinho para você. Confira abaixo!

O que é o colostro?

O colostro é um líquido, geralmente nas cores branco transparente ou amarelo, que é considerado o primeiro leite materno. Ele pode vir logo após o nascimento do bebê ou durante a fase final da gravidez, se mantendo por cerca de dois a três dias.

O colostro é formado durante a gravidez, quando a mama está se preparando para a amamentação pela ação de diferentes hormônios, como o estrogênio e o progestogênio. Na segunda metade da gestação, essa atividade acelera e os canais da mama produzem o colostro, que é importante para a saúde do bebê, como vamos explicar abaixo.

Qual a importância do colostro para o bebê?

Provavelmente você já sabe que a alimentação exclusiva com leite materno até os seis meses de vida é, comprovadamente, a melhor forma de proteger o recém-nascido e evitar possíveis enfermidades. Ou seja, a amamentação é de extrema importância! E, sabendo que ela começa pelo colostro, é possível entender seu valor.

O colostro contém mais proteínas e menos gorduras que o leite maduro (que vem a partir do 15º dia após o parto), possuindo inúmeros fatores imunológicos que protegem a saúde da criança, agindo como anticorpos e podendo ser considerado até como a “primeira vacina” do bebê. Outra característica importante é o auxílio que o colostro dá para o intestino do bebê, ajudando na produção do mecônio, que são as primeiras fezes.

Colostro X Leite materno

Como falamos acima, o colostro é o primeiro leite que a mama secreta. Enquanto ele vai se transformando e tendo suas propriedades alteradas, ele é chamado de leite de transição, até virar o leite materno considerado maduro. Portanto, isso significa que há, sim, algumas diferenças entre colostro e leite materno, como:

  • O leite tem mais gorduras e carboidratos, enquanto o colostro tem mais proteínas e agentes de defesa do organismo;
  • O colostro é mais amarelado e viscoso, enquanto o leite é branco e mais grosso;
  • O colostro é secretado em pequenas quantidades e, por isso, é preciso tomar cuidado para não desperdiçá-lo. O leite materno, em geral, é produzido conforme demanda.

É mais simples do parece, não é mesmo? Portanto, agora que você já sabe o que é colostro e entendeu a sua importância para a saúde do seu bebê, está pronta para uma amamentação ainda mais consciente e segura! Se tiver mais dúvidas sobre o colostro, vale a pena consultar o seu médico. Você também pode saber mais sobre a amamentação neste outro post: Como se preparar para amamentar?. Confira!

Fontes:

1 – UNICEF. Manual de aleitamento materno. 2008. [Disponível em: https://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento.pdf]

2 – Cadernos de Atenção Básica. Saúde da Criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2015. [Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf]

3 – Jornal de Pediatria do Rio de Janeiro. Colostro humano: fonte natural de probióticos? 2001. [Disponível em: http://www.jped.com.br/conteudo/01-77-04-265/port_print.htm]

4 – Drª Cristiane Gomes. Saiba o que é colostro, leite de transição e leite maduro. Pro Lactare. 2017. [Disponível em: http://prolactare.com/amamentacao/saiba-o-que-e-colostro-leite-de-transicao-e-leite-maduro]

5 – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Composição nutricional do colostro de mães de recém nascidos de termo adequados e pequenos para a idade gestacional. [Disponível em: https://pt.scribd.com/document/272799505/Composicao-Nutricional-Do-Colostro-de-Maes-de-Recem-Nascidos-de-Termo-Adequados-e-Pequenos-Para-a-Idade-Gestacional]